Pesquisas do Laboratório da Paisagem e do Ambiente Construído – LAPA

NOTAS DE AULA

Estruturas Significantes e Ativas da Paisagem Insular do Norte da Ilha de São Luís

A pesquisa inicial apresenta resultados que identificam questões relevantes para compreender a transformação da paisagem insular. Dentre os principais aspectos destacam-se:


Bacias Oficiais da Cartografia da Ilha de São Luís

Limites oficiais das Bacias Hidrográficas na Ilha de São Luís. Fonte: Prefeitura Municipal de São Luís, 2011

Veja os Estudos do LAPA


Bacia Estudadas - 1º Parte

Limites das Bacias Hidrográficas do Norte de São Luís projetadas sobre a imagem Google Earth. Fonte: SANTOS, 2015; Laboratório da Paisagem e do Ambiente, 2015


Divisão com 11 Bacias Hidrográficas do Norte da Ilha de São Luís

Divisão com 11 Bacias Hidrográficas do Norte da Ilha de São Luís considerando as linhas de cumeada do relevo. Desenhos: SANTOS, Társis Lisandro Aires dos (2015).




Aspectos Conceituais

As bacias hidrográficas são áreas definidas por divisores de água localizados nas partes mais elevadas do relevo, conhecidos como linhas de cumeada, e são drenadas por um rio principal e seus afluentes, conforme explicado por Barrela (2001).

Sendo esse o conceito aqui abraçado, levanta-se a questão da exclusão da Bacia do Igarapé da Jansen do sistema hidrográfico do Rio Anil. Isso é considerado inconsistente, uma vez que os leitos dos rios se encontram até o estuário do Rio Anil, ao qual o Igarapé da Jansen é tributário.


Como citar estas pesquisas

PRADO, Barbara I. W.. Estruturas Significantes e Ativas da Paisagem Insular do Norte da Ilha de São Luís: (Relatório Preliminar de Pesquisa). Última atualização 17 de maio de 2016. Acessado em:

DOS SANTOS, Társis Lisandro Aires. Estruturas significantes e ativas da paisagem insular do norte da Ilha de São Luís: Análise das Potencialidades de Uso e Ocupação do Solo. Relatório Final de Pesquisa da Bolsa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão – PIBIC/ CNPQ apresentado no Seminário de Iniciação Científica da UEMA. Orientação Prof. Dra. Barbara Irene Wasinski Prado. Outubro de 2014 a outubro de 2015. 3 de dezembro de 2015. 19 pp.


Logo Uema